segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Navegante - Capítulo I


I
É com pouco que ando irritando-me
São coisas que vejo e sinto
Mas não queria sentir mesmo que as visse
Pois há calma na vida quando não se preocupa com coisas que não são suas
E não é fácil lidar com as coisas dos outros

Por mais que eu tente ou lute
Não adianta, é mais forte que eu
Então, deixa de ser um sentimento que me pertence
Eu é que o pertenço, por mais que o negue.
Não seria improvável acontecer de sermos resultado das coisas
E não elas de nós
Mesmo que eu não queira ver
Sinto, e isso é, como disse, mais forte do que eu

Viajo tentando encontrar um lugar
Diferente ou não deste que vivo
Empolgo-me com mais um dia que vai nascer
Nem sempre fico feliz
Sinto que alguns dias são iguais
E esta mania que tenho de sentir
É que não me faz ser indiferente.
Cometo os mesmo crimes
Ganho os mesmos sorrisos falsos
E acabo me convencendo de que alguma coisa mudou
Para melhor ou pior, não importa
Menos valeria permanecer parado

Não queria ver o que vejo e me importo
Ter o que tenho e jogar fora
Ser o que sou se tudo está mudo.
Não queria querer motivo para ser feliz
Não queria ser infeliz se fosse um prêmio

São pessoas, as que vejo e toco
Desejos, que tenho e amo
Loucuras, que a mim inspiram
Vidas, que me aposso e vivo

O que seria da canoa sem o rio?
E da flor sem o perfume e sem a cor?
O que seria da cidade sem as casas, as ruas e os botequins?
O que seria da vida sem a morte?

Não faço apologia à coisa alguma além daquelas que acho corretas
Escrevo e isso me faz ir além dos pensamentos
E seguir na viagem da vida como da canoa eu o capitão

Um comentário:

  1. "Não seria improvável acontecer de sermos resultado das coisas". Gosto desse verso por que ele remete a um pensamento postulado por Jean Jacques Rousseau e que diz que o homem nasce essencialmente bom e que a sociedade, o meio é que o molda ou o corrompe. Pois bem, pode acontecer sim de sermos o resultado das coisas, e assim sendo, façamos poesia, fabriquemos ilusões, quem sabe teremos o poder de transformar o mundo em algo melhor! Saudações fraternas!!!

    ResponderExcluir